Xplika1 - O mercado das explicações, a eficácia escolar e o sucesso dos alunos
O objectivo principal desta investigação consiste em tornar mais clara a situação das explicações em Portugal, nomeadamente através de dados que nos mostrem, por um lado, (i) a escala do fenómeno e, por outro lado, as ligações entre as explicações e (ii) a "eficácia" das escolas, (iii) o insucesso/sucesso académico dos alunos e (iv) o nível de equidade dos alunos e respectivas famílias no acesso à educação.
Contudo, não obstante pretender-se um levantamento global da situação, é nossa intenção desenvolver uma investigação que nos forneça informações que permitam caracterizar o fenómeno mais em profundidade do que em extensão. Significa isto que optaremos por um estudo situado numa determinada região do país, uma cidade com quatro escolas do ensino secundário, centrando a nossa atenção no 12º ano de escolaridade. A opção pelo 12º ano tem como vantagens: a existência de dados nacionais, por escola, provenientes dos exames realizados (a partir dos quais têm sido construídos os "rankings" das escolas); por se tratar de um momento crucial no percurso académico dos alunos, que decide sobre o acesso ao ensino superior; por ser este o ano de escolaridade onde a existência de explicações é mais notória.
Como este fenómeno existe à escala global (shadow education), procuraremos também caracterizar o que se passa a este propósito noutros quadrantes geográficos, nomeadamente ao nível dos movimentos de privatização e mercantilização dos processos educativos.
1Xplika é a terminologia usada em Portugal por muitos adolescentes e jovens nas mensagens de telemóvel (sms) e nos chats para designar as "explicações" no âmbito académico.